A R M К N I A
Naзгo
Histуria
Cultura
A Igreja Apostуlica Armкnia
Os Armкnios no Mundo Contemporвneo
Brasгo da Repъblica
da Armкnia
Bandeira da Repъblica
da Armкnia
FORMAЗГO DA NAЗГO:
O processo de formaзгo do povo armкnio remonta аs profundezas dos sйculos, entre o 2o e 1o milкnio a.C. A ciкncia moderna assegura que, incontestavelmente, tal processo teve lugar no Planalto Armкnio, envolvendo diversas tribos e mescla de povoaзхes que pouco a pouco se convergiram para uma naзгo ъnica. O papel fundamental neste longo processo de assimilaзгo foi reservado аs tribos que falavam uma lнngua pertencente а famнlia indo-europйia, das quais, os estudiosos destacam a tribo Hayasa, que habitava o planalto da Armкnia e que, provavelmente, deu origem ao nome como os armкnios chamam a si prуprios: Hai.
Vivendo na encruzilhada de dois mundos, a asiбtica e a europйia, desde os primуrdios os armкnios ficaram expostos аs culturas do Leste e Oeste, e a cultura armкnia, por si sу, incorporou muitos elementos dessas culturas.
O Planalto Armкnio, devido а sua localizaзгo geogrбfica foi, constantemente, sujeito аs invasхes dos conquistadores que vinham do Oeste a Leste, e com mais freqькncia do Leste a Oeste. Esse fator geopolнtico nгo perdeu seu significado ainda atй hoje.
Muitos aspectos afetaram a formaзгo da mentalidade armкnia, que podem incluir as tribulaзхes da histуria da Armкnia, a exposiзгo do povo armкnio aos proponentes das civilizaзхes ocidental e oriental, sua remota adoзгo а йtica cristг. E apesar de serem susceptнveis а penetraзгo cultural, de um forma ou outra eles conseguiram preservar sua ingenuidade, as tradiзхes de seu comportamento social e estilo de vida familiar, que remonta a milкnios.
Os armкnios tкm sido conhecidos como um povo que facilmente se adapta аs variaзхes das condiзхes de vida, sгo assнduos trabalhadores, acumulam muita experiкncia e espertos em matйria de comйrcio.
Atravйs dos sйculos, os armкnios tкm assegurado destacados postos civis e militares na Geуrgia, Rъssia, Bulgбria, Hungria, Romкnia, Egito e outros paнses. Atualmente, hб muitos armкnios que possuem papйis importantes nas бreas econфmica, polнtica e cultural como Franзa, Estados Unidos, Sнria, Lнbano, etc. Tambйm nos anais da histуria, os armкnios tiveram papel preponderante, como por exemplo durante o Impйrio Bizantino, entre os sйculo IX - XII, onde a dinastia reinante era macedфnia ou armкnia, cujas representantes eram de descendкncia armкnia.
A HISTУRIA:
I) Os velhos Estados Armкnios:
O Estado armкnio possui uma histуria de mais de trкs milкnios, desde os dias do Reino de Urartu (o Reino de Ararat), que era constituнdo de um poderoso Estado, concorrente e rival da Assнria. Com o passar dos tempos, o Reino de Urartu enfraqueceu e sucumbiu. De suas ruнnas surgiu, por volta do sйculo VII a.C., o reino da dinastia dos Yervant (Orontes), que em pouco tempo cairia sob a dominaзгo do Impйrio Persa dos Aquemenidas. Ao final do sйculo IV, as tropas de Alexandre Macedфncio, o Grande, invadiriam a Бsia Menor e Central, estendendo sua dominaзгo atй as Нndias.
Com o colapso do Impйrio de Alexandre, a Armкnia foi invadida pelos Selкucidas, um dos paнses de cultura helкnica que se emergira das ruнnas do Impйrio de Alexandre (vide cultura). No inнcio do sйculo II a.C., surgiu um reino armкnio unificado, com o rei Artachйs I (189-160 a.C.), fundador da dinastia Artбchida. O Estado desta dinastia alcanзou o seu apogeu durante o reino de Tigran II, o Grande (95 - 55 a.C.).
II) A Armкnia entre Roma e Pбrtia:
O confronto que surgiu entre Roma e Pбrtia (antiga Pйrsia), criou uma nova situaзгo polнtica para a Armкnia, que persistiu por muitos sйculos. Constantemente, o territуrio armкnio transformou-se num palco de confrontos armados.
Em 387, a Armкnia foi dividida entre Roma e Pйrsia, fazendo com que emergisse uma nova realidade, que perduraria por muitos sйculos: a divisгo da Armкnia em duas partes, Ocidental e Oriental.
III) A Armкnia Oriental no sйculo V - Luta contra a dominaзгo persa:
A Armкnia Oriental, tendo perdido sua soberania, tornou-se parte da Pйrsia Sassвnida, porйm preservou certo aspecto de autodeterminaзгo, assim como o status social dos senhores feudais, denominados de 'nakharars'. A Armкnia Oriental possuнa seu prуprio exйrcito, cujo comandante era chamado de 'sparapet'.
Os persas adotaram uma polнtica de respeito e tolerвncia para com os armкnios e a Igreja Armкnia (vide cristianismo armкnio). No entanto, a partir de meados do sйculo V o Impйrio Persa radicalizou sua posiзгo, aumentando os tributos impostos aos armкnios, apontando persas nos postos chaves do paнs e exigindo que os armкnios se convertessem ao mazdeнsmo, uma ramificaзгo do zoroastrismo professado pelos persas.
Diante da insuportбvel pressгo e radical intolerвncia dos persas, aos armкnios restava defender sua integridade fнsica, cultural e espiritual. Em 26 de maio de 451, aconteceu a йpica Batalha de Avarair. Apesar de derrotados militarmente no campo de batalha, os armкnios conseguiram com que os persas adotassem uma polнtica diferente, fazendo diversas concessхes, diminuir os tributos, e abolindo a exigкncia de conversгo religiosa.
IV) A Armкnia sob dominaзгo do Califado Бrabe:
As conquistas бrabes do sйculo VII trouxeram novas alteraзхes polнticas na Бsia Menor. Em 610 os Бrabes entraram na Armкnia Oriental e impuseram suas leis e exigкncias, o que causou o deslocamento da populaзгo, dando origem ao кxodo dos armкnios de sua terra histуrica. Muitos abandonaram seus lares e partiram para paнses cristгos vizinhos, tal como Geуrgia e Bizвncio. Um nъmero significativo de nakharars foi para Bizвncio com suas cortes.
V) O Estado Bagrбdita:
Com o enfraquecimento do Califado Бrabe, o clг dos nakharars Bagratuni (Bagrбditas) conseguiu fortalecer sua posiзгo e, ao final do sйculo IX, proclamou a independкncia da Grande Armкnia. Achot I tornou-se o primeiro rei da nova dinastia (886), com a capital em Ani. O Estado da dinastia dos Bagrбditas permaneceu por 160 anos, mas deixou seus fortes traзos na histуria do povo armкnio, no que se refere ao desenvolvimento e expansгo da produзгo, comйrcio, vida urbana, cultura e religiгo.
VI) A Armкnia entre os sйculos XII e XVII:
A partir da Segunda metade do sйculo XII, o paнs esteve а mercк de sucessivas invasхes de conquistadores estrangeiros: tribos Seljъcidas, mongуis e hordas de Leng-Timur. Comparativamente aos armкnios, os invasores possuнam um desenvolvimento sуcio-econфmico e cultural menor que os armкnios, o que lhes causaria sйrios prejuнzos e degradaзгo.
Na Segunda metade do sйculo VX e inнcio do XVI, a situaзгo da Бsia Menor mudou drasticamente. O Estado dos Turcos Otomanos, que surgira em meados do sйculo XIV, apareceu com incursхes devastadoras sobre Bizвncio, conquistando Constantinopla em 1453, deixando de existir, destarte, o Impйrio Bizantino ou Romano Oriental. No sйculo XVI, a dinastia Safбvida assumiu o poder na Pйrsia, dando origem a violentas disputas territoriais com os Turcos Otomanos. A Armкnia, mais uma vez, foi dividida entre ambas as potкncias. A Armкnia Ocidental foi anexada а Turquia, e o setor Oriental а Pйrsia. Esse estado de coisas permaneceria praticamente inalterado atй o inнcio do sйculo XIX.
VII) O Reino Armкnio de Cilнcia:
O Estado Armкnio de Cilнcia surgiu no sйculo XI e perdurou trezentos anos. Cilнcia era um paнs pequeno localizado na costa nordeste do Mediterrвneo, cercado praicamete por todos os lados por diversas montanhas que dificultavam seu acesso por terra. Desde tempos imemoriais, os armкnios habitaram essa regiгo, mas eles se tornaram mais expressivos quando comeзaram a surgir as migraзхes de grande nъmero dos habitantes da Armкnia histуrica, incluindo nakharars, prнncipes e senhores feudais. O fundados do Estado Armкnio da Cilнcia foi o prнncipe Ruben, em 1080. O Estado Armкnio da Cilнcia atingiu seu apogeu ao final do sйculo XII inнcio do sйculo XIII sob Levon II, proclamado Rei e reconhecido nгo sу por diversas cortes europйias, mas tambйm pelo prуprio Bizвncio.
Ao final do sйculo XIII e inнcio do sйculo XIV, Cilнcia comeзou a ser ameaзada com o surgimento do Sultanato do Egito, que lanзava suas incursхes contra Bizвncio e o Estado de Cilнcia. Nгo suportando os constantes ataques, o Reino Armкnio de Cilнcia deixou de existir em 1375.
VIII) Armкnia Oriental sob tutela da Rъssia:
O interesse dos russos pela regiгo da Trans-Caucбsia teve seu efeito acentuado desde o inнcio do sйculo XIX. Como resultado do conflito russo-persa de 1804-1813, a Rъssia anexou, entre outros, tambйm o territуrio de Karabagh (Artsakh). Em novos conflitos armados entre ambas as potкncias (1826-1828), as tropas russas conquistaram Yerevan. Atravйs do Tratado de Turkmenchai, em fevereiro de 1828, os persas entregaram os khanatos (provнncias) de Yerevan e Nakhitchevan para o controle russo. A totalidade da populaзгo armкnia saudou essa alternвncia, pois ao menos lhe assegurava sua existкncia fнsica e preservaзгo de uma porзгo do seu territуrio histуrico. A economia da Armкnia, assim como a vida cultural e intelectual do povo despertou, com uma nova fase de modernizaзгo e desenvolvimento.
IX) Luta de libertaзгo nacional dos armкnios ocidentais na segunda metade do sйculo XIX:
Na segunda metade do sйculo XIX, a situaзгo dos armкnios que viviam em suas terras ancestrais da Armкnia Ocidental, sob dominaзгo do Impйrio Otomano, comeзou a deteriorar-se, devido аs brutais atitudes e intolerбveis condiзхes impostas pelas autoridades turcas contra a populaзгo armкnia. Essa situaзгo provocaria o surgimento natural de protestos, que em vбrias regiхes tomou a forma de revolta.
Em meados de 1870, comeзou a surgir um movimento de libertaзгo contra os turcos nos Bбlcгs, que teve amplo apoio dos russos. Nas guerras russo-turcas que se seguiram (1877-1878), os russos alcanзaram uma vitуria expressiva, conquistando partes substanciais da Armкnia Ocidental, incluindo as cidades de Ardahan, Bayazet, Alashkert, Kars e Erzerum.
No Tratado de Paz que foi assinado em Sгo Estйfano, em marзo de 1878, os armкnios "ocidentais" apresentaram аs naзхes europйias suas reivindicaзхes relativas а sua seguranзa fнsica, fim do abuso de poder e respeito aos direitos elementares humanos dentro Estado Turco. As naзхes europйias exigiram do "homem doente" (alusгo ao Sultгo debilitado) que se a Turquia adotasse as medidas necessбrias para com as minorias йtnicas. A Questгo Armкnia tornava, assim, tуpico de discussхes na diplomacia internacional.
Entrementes, a situaзгo tenderia a mudar rapidamente, pois as naзхes europйias, lideradas pela Inglaterra e o Impйrio austro-hъngaro, insistiram em realizar um Congresso em Berlim, para discutir a situaзгo mundial pуs-guerra (russo-turca). Lamentavelmente para os armкnios, esse Congresso nгo endossou os termos abrangentes no Tratado de Sгo Estйfano, que assegurava-lhes certa autonomia administrativa dentro da Turquia, exortando apenas que os turcos promovessem melhorias para a populaзгo armкnia, pedido esse que jamais seria cumprida pelas autoridades do governo Otomano. Ao contrбrio, o governo turco decidiu tomar as medidas necessбrias de seu prуprio interesse, para "solucionar" a Questгo Armкnia, atravйs do inнcio do sistemбtico extermнnio dos armкnios ocidentais.
X) Surgimento dos primeiros partidos polнticos armкnios:
As resoluзхes do Congresso de Berlim desiludiram o segmento politicamente ativo da sociedade armкnia. Alйm de intelectuais e escritores inconformados com a deplorбvel situaзгo do povo, comeзaram a emergir do seio da naзгo diversas organizaзхes, sociedades e grupos, cada qual apresentando um projeto ou plano para a libertaзгo do povo das agruras praticadas pelas autoridade.
Os primeiros partidos polнticos armкnios propriamente ditos apareceriam em fins do sйculo XIX, a saber: Armenakan, Hentchakuian e Federaзгo Revolucionбria Armкnia. Efetivamente, estes Partidos priorizavam a resoluзгo da Questгo Armкnia e libertaзгo dos armкnios ocidentais.
Uma das formas no empenho de libertaзгo dos armкnios ocidentais foi o movimento de autodefesa. Com o propуsito de defender sua vida e proteger seu patrimфnio, grupos armados de jovens hayduks (voluntбrios) surgiram do seio do povo. Apesar de terem a incumbкncia de defender a populaзгo indefesa, o movimento nгo perduraria por muito tempo, pois as forзas eram absolutamente desiguais: o poderoso Estado Otomano com seus exйrcitos regulares de um lado, e o movimento de autodefesa popular por outro.
XI) Os massacres dos armкnios na Turquia em fins do sйculo XIX e o Primeiro Genocнdio do sйculo XX:
A fim de esmagar qualquer movimento de libertaзгo, as autoridades turcas organizaram e executaram, entre 1894-96, as primeiras matanзas coletivas executadas em larga escala na Armкnia Ocidental. Em menos de dois anos, o nъmero total das vнtimas ultrapassava os 300 mil, e centenas de cidades e aldeias foram destruнdas. Em algumas localidades, a populaзгo tentou a defender-se como podia, no entanto, a desigualdade das forзas em nada adiantava tal atitude de desesperanзa.
Jб no sйculo XX, aproveitando a eclosгo da I Guerra Mundial (1914-1918), as autoridades turcas tiveram a melhor oportunidade para planejar e executar o longamente aguardado plano de exterminaзгo da populaзгo armкnia na Turquia. Primeiramente, foram extintos todos os homens que serviam no exйrcito do Impйrio Otomano (fevereiro de 1915); em abril do mesmo ano, as autoridades turcas emitiram ordens para a deportaзгo e conseqьente extermнnio dos armкnios em todas as regiхes do Impйrio. O ponto inicial da execuзгo do bбrbaro plano ocorreu na madrugada do dia 24 de abril de 1915, quando mais de 800 intelectuais armкnios (escritores, professores, religiosos, jornalistas, mйdios, homens pъblicos) foram aprisionados na capital, Constantinopla (atual Istambul) e deportados para os desertos da Anatуlia, onde foram cruelmente assassinados. Nos anos que se seguiram, a populaзгo armкnia da Armкnia Ocidental foi destruнdo em massa nas regiхes de Van, Erzerum, Bitlis, Kharberd, Sebбstia, Diarbekir, Trebizond, bem como na Cilнcia, Oeste da Anatуlia e outras localidades. As deportaзхes visavam o ъnico objetivo final: a aniquilaзгo e extermнnio definitivo do povo armкnio. O nъmero total das vнtimas atingiu 1,5 milhгo de pessoas; aproximadamente 800 mil armкnios foram dispersos em diversas partes do mundo, aumentando o nъmero das comunidades armкnias da Diбspora. Os danos materiais, morais e culturais do povo armкnio sгo incalculбveis. A potкncia intelectual da naзгo sofreu uma perda irrevogбvel.
Apуs a derrota da Turquia na I Guerra Mundial, os lнderes turcos foram acusados por terem induzido a Turquia numa guerra desastrosa e pela perpetraзгo do genocнdio armкnio. Mas o veredicto pasou in absentiam, visto que todos eles haviam fugido do paнs.
XII) A I Repъblica (1918-1920):
A Revoluзгo de 1917 na Rъssia e o surgimento do governo Bolchevista, a assinatura de um armistнcio entre a Rъssia, Alemanha e seus aliados e a evacuaзгo das tropas russas da fronte do Cбucaso mudariam drasticamente o panorama polнtico na Armкnia Oriental e toda a regiгo. Os rкs paнses do Cбucaso (Armкnia, Azerbaijгo e Geуrgia) criaram, em fevereiro de 1918, o "Seim" (triunvirato) da Transcaucбsia. Em abril do mesmo ano, o "Seim" se transformou em Repъblica Democrбtica Federal, separando a regiгo do resto da Rъssia.
Em janeiro de 1918, aproveitando o armistнcio russo-alemгo, as tropas turcas empenharam um ataque na fronte do Cбucaso. Sem encontrar grande resistкncia, em pouco tempo os turcos conseguiram invadir as regiхes de Kars e Batum e a Armкnia Ocidental e prosseguir com o massacre da populaзгo local. Ao mesmo tempo, comeзavam a surgir sйrias controvйrsias politicas entre os Estados membros da recйm formada Repъblica Democrбtica Federal da Transcaucбsia, pois tornava-se cada vez mais evidente a orientaзгo prу-turca do Azerbaijгo. Esses desentendimentos desmantelaram a precбria estrutura do "Seim", desintegrando-o em 26 de maio de 1918, com a declaraзгo da independкncia da Geуrgia, seguida pelo Azerbaijгo no dia seguinte. А Armкnia nгo restava nada mais que tambйm proclamar, em 28 de maio de 1918, a sua independкncia.
Em trкs batalhas herуicas e йpicas, travadas por toda a naзгo armкnia contra as tropas regulares do exйrcito turco nas regiхes de Sartarapat, Bach-Aparan e Karakilissй, os armкnios conseguiram deter os avanзos turcos rumo а planнcie de Ararat. Em julho de 1918, foi assinado um Tratado de Paz entre a Armкnia e a Turquia, onde a Turquia reconhecia a soberania da Armкnia.
A I Repъblica surgiu, assim, apуs seis sйculos de opressгo e total dominaзгo do povo armкnio. No entanto, essa nova independкncia nгo perduraria por muito tempo, uma vez que novamente a Turquia, visando o seu projeto de pan-turanismo, invadiu a Armкnia em setembro de 1920. De nada adiantaram os apelos do governo armкnio аs potкncias aliadas ocidentais da Liga das Naзхes. Em 29 de novembro de 1920, o governo concluiu um acordo com os comunistas, e em 2 de dezembro a Armкnia foi proclamada uma Repъblica Soviйtica.
XIII) A II Repъblica (1920-1990):
Por sete dйcadas, a Armкnia permaneceu como uma das quinze Repъblicas que compunham a URSS. Nesse perнodo, o paнs passou por uma enorme e inйdita transformaзгo polнtica, cultural e sуcio-econфmica, que foram marcadas por muita privaзгo, sacrifнcios, sucesso e progresso. A vida do povo armкnio acompanhou as etapas de transformaзгo e mudanзas sociais ocorridas no resto da Uniгo Soviйtica.
Durante os primeiros anos de sovietizaзгo, a Armкnia sofreu perdas territoriais sensнveis. Indiferentes aos interesses nacionais do povo armкnio, os governo central soviйtico aceitou entregar a regiгo histуrica de Kars, o distrito de Surmali para a Turquia, e transferir para controle do Azerbaijгo a regiгo de Nakhitchevan e Nagorno Karabagh (Artsakh).
O povo armкnio teve uma participaзгo ativa na II Guerra Mundial, quando centenas de milhares de soldados e oficiais armкnios lutaram e se destacaram nas linhas de frente contra os exйrcitos alemгes. Com o fim do conflito mundial, surgiu um movimento de repatriaзгo em massa, e centenas de milhares de armкnios (principalmente dos paнses do Oriente Mйdio) emigraram para a Mгe-Pбtria. Entrementes, a partir de meados dos anos '70 tambйm comeзaria a surgir um movimento reverso, quando muitos armкnios comeзaram a emigrar para outros paнses, principalmente para Rъssia, Europa e Estados Unidos.
Todavia, pode se afirmar que, em geral, a II Repъblica foi destacada pelo desenvolvimento e amplo progresso econфmico, grande avanзo industrial em todas as бreas e significativa evoluзгo cultural e intelectual, faзanha jamais alcanзada pelo povo armкnio em toda a sua existкncia milenar num perнodo tгo curto.
XIV) A Proclamaзгo da Independкncia da Armкnia e o estabelecimento da III Repъblica:
Em meados dos anos '80, ocorreram importantes mudanзas na vida da URSS. Uma nova lideranзa emergiu ao poder com Mikhail Gorbachev e sua polнtica de "perestroika" e "glasnost" (transparкncia), que estabeleceria as reais condiзхes de um sistema multipartidбrio e ampla abertura na vida social.
O processo de democratizaзгo tambйm atingiu a Armкnia. Os valores tradicionais e histуricos, que por dйcadas haviam sido ignorados ou relegados a um plano inferior, refloresceram e tomaram as ruas e praзas. Movimentos de reivindicaзгo dos direitos e autodeterminaзгo dos armкnios de Nagorno-Karabagh (Artsakh) criariam as raнzes do processo democrбtico. Pode-se afirmar que o movimento de Karabagh foi uma onda catalisadora rumo ao processo da democratizaзгo da Armкnia.
Em maio de 1990, foram realizadas eleiзхes no Soviete Supremo (Parlamento) da Armкnia, onde o Movimento Pan Armкnio (MPA) alcanзou esmagadora maioria. No dia 23 de agosto de 1990, o Soviete Supremo da Repъblica adotou a Declaraзгo da Independкncia da Armкnia. A Repъblica Soviйtica Socialista da Armкnia foi renomeada como Repъblica da Armкnia. Posteriormente, com o desmantelamento da Uniгo Soviйtica, realizou-se em setembro de 1991 um referendo nacional na Armкnia, onde a maioria absoluta da populaзгo optou pelo estabelecimento do Estado Independente, e Levon Ter-Petrossyan foi eleito Presidente (1991-1998) da Repъblica da Armкnia. Em marзo de 1998, Robert Kocharyan foi eleito como o segundo Presidente do paнs.
Desde a proclamaзгo da Independкncia, mudanзas radicais foram introduzidas em todos os aspectos da vida nacional: a economia, a organizaзгo do Estado, as бreas social e polнtica, a cultura e as relaзхes com o mundo externo. Mesmo em condiзхes de extrema gravidade, acentuadas pelo colapso da Uniгo Soviйtica, alйm da aguda crise econфmica, agravada pelo constante bloqueio das comunicaзхes terrestres e do oleoduto pelo Azerbaijгo e a Turquia, o povo armкnio continua forjando sua independкncia, mirando o horizonte do futuro com confianзa, fй, otimismo e esperanзa.
A CULTURA:
A formaзгo da antiga cultura armкnia teve tanto a influкncia de invasores do planalto armкnio quanto daquelas sociedades antigas e paнses com os quais os armкnios mantinham contato. O elevo da antiga cultura armкnia tornou-se saliente durante o perнodo helкnico que, apesar de se situar num nнvel superior, nгo dissolveu a cultura armкnia, deixando apenas um lastro profundo nesta ъltima, principalmente na arquitetura e planejamento urbano, e no teatro. As antigas capitais armкnias Artachat e Tigranocerta comprovam isso. Jб o monumento mais notуrio do perнodo helкnico na Armкnia й o templo de Garni, construнdo no primeiro sйculo. A cultura da antiga Armкnia foi o fundamento no qual se ergueu a prуpria cultura nacional dos perнodos subseqьentes.
A lнngua armкnia pertence а famнlia das lнnguas indo-europйias, sem outra ramificaзгo e como uma das mais antigas formas. O alfabeto prуprio foi criado no inнcio do sйculo V (406) por Mesrop Machtots, e tem se transformado numa base sуlida para a lнngua nacional e a cultura. Atualmente, mais de 25 mil manuscritos antigos sгo preservados no Matenadaran (Biblioteca) do Instituto de Manuscritos Antigos, assim como em bibliotecas de Jerusalйm, Viena, Veneza, Londres e outros locais.
Apesar de as primeiras comunidades cristгs terem surgido no paнs jб no sйculo I, a Armкnia adotou o cristianismo como religiгo oficial de Estado em 301, durante o reino do rei Tiridates III, tornando-se o primeiro paнs do mundo a aderir formalmente а religiгo cristг.
O primeiro Patriarca (Catholicуs) da Igreja Armкnia foi Gregуrio, o Parto, a quem a Igreja atribui ser o segundo Iluminador dos armкnios. Mais tarde, Gregуrio, o Iluminador, foi canonizado pela Igreja Armкnia.
A adoзгo do cristianismo deixou um impacto poderoso na histуria subseqьente do povo armкnio. A fй cristг proporcionou um нmpeto para maior desenvolvimento da cultura. A йtica cristг tornou-se a base para a visгo armкnia, deixou um registro imutбvel na moldura espiritual e no psique da naзгo. A Igreja Armкnia teve um papel destacada no vida da sociedade armкnia, especialmente apуs a perda do Estado. Os estatutos desta Igreja regularam muitos aspectos da vida cotidiana dos armкnios, assumindo аs vezes as funзхes do Estado, na luta secular do seu povo para preservar sua identidade.
A Cultura Medieval Armкnia:
O acontecimento mais importante na vida cultural da sociedade armкnia no inнcio da Idade Mйdia foi o desenvolvimento do alfabeto armкnio. Tornava-se visнvel a necessidade de possuir um alfabeto (escrita) nacional, pois a sua ausкncia nгo sу barrava o desenvolvimento da literatura original, as pesquisas teolуgicas e acadкmicas, mas atй mesmo a prуpria lнngua, uma vez que eram utilizadas as escritas do aramaico, grego e assнrio na lнngua escrita em perнodos diferentes . A sociedade armкnia do sйculo IV havia compreendido e assimilado esta necessidade. O sбbio "Vartapet" Mesrob Machtots (aprox. 362 - 440), com apoio do Catholicуs Sahak Partev criou, no inнcio do sйculo V (aprox. 408) as novas letras da lнngua, onde cada fonema da lнngua recebeu sua letra equivalente, solucionando a dificuldade existente atй entгo e servindo, ao mesmo tempo, como um нcone de uniгo nacional atravйs da escrita prуpria. As traduзхes da Bнblia e de importantes obras dos pensadores e filуsofos da antigьidade, assim como a historiografia (Agatangelos, Fausto de Bizвncio, Lбzaro de Parb, Koryun, Yeghichй (Eliseu) e outros) tiveram um papel fundamental na cultura armкnia medieval no sйculo V (tambйm denominada de Sйculo de Ouro na literatura armкnia) e subseqьentes. Pode-se afirmar que, a criaзгo da escrita armкnia incentivou o desenvolvimento da literatura armкnia propriamente dita, a qual jб possuнa uma rica tradiзгo oral antes da criaзгo do alfabeto nacional.
No perнodo da Idade Mйdia foram criadas escolas teolуgicas e filosуficas, acopladas ao ensinamento cristгo. Dessa йpoca, destacam-se autores como David Anhaght (Davi, o Invencнvel), Anania Chirakatsi, Mekhitar Heratsi (sйculo XI). As obras do mйdico Amirdovlat Amassiatsi (sйc. XV) espraiaram uma visгo e luz nova na prбtica da medicina e farmacologia, delineando os traзos elementares da conquista da medicina contemporвnea. Destacam-se, ainda, as obras de Krikor Narekatsi, (Gregуrio deNarek) sйc. X, Kostandin Yerznkatsi (Constantino de Yerzengб) sйcs. XIII-XIV, Frik sйc. XIII, Nahapet Kutchak sйc. XVI, e Sayat Nova sйc. XVIII.
A arquitetura e as artes plбsticas do perнodo medieval tambйm foram altamente desenvolvidas, com a criaзгo de obras de grande valor e significaзгo genuнnas. Na arquitetura, й inegбvel a presenзa das basнlicas, Igrejas e conventos, alйm do planejamento das cidades urbanas, construзхes de fortificaзхes e palбcios. Nas artes plбsticas, as ilustraзхes dos livros, os mosaicos e desenhos. A mъsica medieval armкnia teve a predominвncia espiritual, e forneceu muitos hinos (charagans) а Igreja Armкnia. Ao final da Idade Mйdia, era visнvel o surgimento dos Achughs (trovadores) e a mъsica lнrica.
Na бrea cultural, a quantidade de escolas cresceu de forma considerбvel. Nos sйculos XVII-XVIII Etchmiadzin jб era o centro educacional da Armкnia Oriental, enquanto Constantinopla representava a mesma importвncia para os armкnios ocidentais. As Universidades de Gladzor (sйc. XIII-XIV) e Tatev (sec. XIV-XV) ofereciam alto nнvel de educaзгo, eram centros de pesquisas, tinham suas bibliotecas (matenadarans) com inъmeros manuscritos, e ofereciam, alйm de teologia, cursos sobre ciкncias naturais, filosofia, mъsica e outras disciplinas. Os graduados recebiam o tнtulo de "vadapet" (doutor). Nгo eram poucos os professores que escreviam tratados acadкmicos.
Monges de duas congregaзхes armкnias catуlicas, localizadas em Veneza (1717) e Viena (1811), tiveram um papel importante no desenvolvimento de diferentes ramos da armenologia.
A Cultura na Era Moderna:
No crepъsculo da Idade Moderna, dois acontecimentos importantes se destacam na histуria da cultura armкnia. Em 1512, inaugurou-se a primeira grбfica armкnia na cidade de Veneza, e o primeiro livro impresso pelo publicitбrio Hakob Meghapart foi o "Livro de sexta-feira" (Ourbataguirk). Jб no sйculo XVII, eram notуrias as grбficas estabelecidas nas cidades de Constantinopla, Lvov e Amsterdг, no sйculo XVIII e Madras (Нndia), Sгo Petersburgo, Astrakhan, Nova Nakhitchevan. E a primeira grбfica estabelecida na Armкnia, propriamente dito, foi em 1771 na Sede da Igreja Armкnia, em Etchmiadzin. Em 1794 foi publicado o primeiro periуdico armкnio em Madras (Нndia), de nome "Aztarar" (Arauto).
A Segunda metade do sйculo XVII e todo o sйculo XVIII foram marcados pelos armкnios pela consistente busca de caminhos para a libertaзгo da dominaзгo de dйspotas do Oriente: Irг e Turquia. O papel fundamental neste empenho estava centralizado na Igreja Armкnia, que protegia os interesses da naзгo.
Ao emergir como uma forзa internacional nos sйculos XVI - XVII, a Rъssia foi visto pelos armкnios como a potкncia externa que poderia ajudб-los na libertaзгo da Armкnia da dominaзгo da Turquia e do Irг.
No sйculo XIX, a cultura armкnia se destacava atravйs de trкs elementos: a cultura armкnia oriental, a cultura armкnia ocidental e a cultura dos segmentos oriundos pelo movimento migratуrio. Cada um desses trкs segmentos se desenvolveram sob a influкncia de fatores que caracterizavam a vida dos respectivos segmentos do mesmo povo, onde a cultura armкnia como um todo era o meio essencial para a integridade que representava os interesses da naзгo.
Principalmente no setor educativo, ocorreram mudanзas substanciais a partir da primeira metade do sйculo XIX, quando foram abertas escolas nacionais nos setores migrantes armкnios, em diversas localidades da Turquia, Itбlia, Nor Nakhitchevan e outros. Em 1815 foi fundado o primeiro Seminбrio armкnio em Moscou (Lazarian). Na capital da Geуrgia, Tiflis, existiam diversas escolas pъblicas e particulares, entre as quais a mais importante foi a escola Nercissian, estabelecida em 1824. E na Armкnia oriental, anexa а administraзгo central do Impйrio Russo, foi estabelecido o Seminбrio Gevorguian de Etchmiadzin, em 1874, que mais tarde tornou-se um centro de armenologia.
Tambйm nesse sйculo, o leque de livros impressos cresceu substancialmente, e apenas em Constantinopla atuavam mais de 130 grбficas armкnias. Em pouco tempo, novas grбficas foram inauguradas em quase todos os grandes nъcleos que concentravam comunidades armкnias. Quinze mil livros (de ensino, dicionбrios, publicaзхes acadкmicas, literбrias) e mais de 1300 periуdicos (jornais, semanбrios, revista mensais) foram publicados durante o sйculo XIX.
A literatura armкnia passou por um processo de desenvolvimento, marcada pelas obras clбssicas (classicismo), romвnticas e finalmente realistas, e teve um papel fundamental na moldura da consciкncia nacional, ao educar o povo pelo espнrito de liberdade. Neste aspecto, o grande autor Khatchatur Abovian й considerado o progenitor da nova literatura armкnia. Os poetas e escritores dos anos 1850-60, dos quais se destacam Mikael Nalbandian, Petros Durian, Mekertich Pechigtachlian e outros prosseguiram o trabalho iniciado e deram кnfase аs questхes populares. A partir dos anos 1870, a prosa transformou-se na principal manifestaзгo literбria, e os grandes novelistas como Raffi, Perj Prochian, Ghazaros Aghayan e Gabriel Sundukian, alйm do sбtiro Hakob Paronian tiveram enorme influкncia no desenvolvimento da literatura armкnia. A partir da Segunda metade do sйculo XIX, desenvolve-se o teatro profissional, a mъsica e as artes plбsticas atingem elevados estбgios a nнvel internacional. O grande pintor dos mares, Hovhannes (Ivan) Aivazosky trouce sua valiosa contribuiзгo para o desenvolvimento da pintura armкnia. Jб Hakob Hovnatanian й considerado como o fundador da escola realista da pintura.
Como pode se observar, todos os setores da cultura armкnia no sйculo XIX passaram por transformaзхes qualitativas substanciais, que afetaram o intelecto do povo armкnio e contribuнram para a elevaзгo espiritual e nacional a novas dimensхes. Mais uma vez, foi a cultura a cultura o fator destacado pela auto-afirmaзгo, preservaзгo e integraзгo nacional dos armкnios.
A Cultura armкnia no sйculo XX:
Em todos os ramos da cultura, as primeiras dйcadas do sйculo XX revelaram mestres brilhantes, cujas obras tкm um valor perene na vida espiritual armкnia. A poesia destas dйcadas й representada pelos poetas Hovhannйs Tumanian, Avetik Issahakian, Vahan Terian, na Armкnia Oriental, e por Missak Metsarents, Daniel Varujan, Siamanto e outros, na Armкnia Ocidental. A prosa se engrandeceu com as obras de Alexandre Shirvanzade, Vertanйs Papazian, Grigor Zohrap e outros. Na mъsica, o nome do famoso mъsico e compositor Komitбs й um dos principais destaques. A dramaturgia armкnia tambйm teve um sъbito crescimento, com o surgimento de grupos teatrais que revelavam grandes mestres teatrais, tais como Hovhannйs Abelian, Vahram Papazian, Hratchiб Nercissian e outros. As artes em geral tiveram muitos nomes, cujas criaзхes repercutiriam atravйs das dйcadas a seguir: Martiros Sarian, Yeghichй Tadevossian, Hakob Kojoyan, escultor Hakob Gurjian.
A florescente cultura na Armкnia Ocidental se estagnaria subitamente, devido aos trбgicos acontecimentos que transcorreram a partir de abril de 1915, quando a notуria intelectualidade e toda a populaзгo armкnia que vivia em suas terras ancestrais da Armкnia sob dominaзгo do Impйrio Otomano foi dizimada e exterminada em quase sua totalidade, pelo nefasto Genocнdio que foi planejado, organizado e perpetrado pelas autoridades turco-otomanas. Em conseqькncia, os que puderam se salvar dos catastrуficos caminhos das deportaзхes forзadas que levavam а morte certa, foram obrigados a fugirem em busca de sua sobrevivкncia longe de suas terras histуricas, encontrando amparo e acolhida fraternal em paнses do Oriente Mйdio, Europa e as Amйricas, alйm, й claro, dos que puderam escapar para a Armкnia Oriental. A Diбspora Armкnia, portanto, teria de se organizar a longo prazo, tanto social como intelectualmente estruturando sua capacidade e regeneraзгo.
Й evidente que, com o estabelecimento do regime soviйtico na Armкnia, em novembro de 1920, mudanзas substanciais viessem a ocorrer tanto na vida social como tambйm em toda a бrea cultural. A exclusiva dominaзгo da ideologia comunista visava transformar a cultura num instrumento sutil de difusгo ideolуgica e polнtico do partido comunista, e o estabelecimento de padrхes e normas rнgidas do "realismo socialista" naturalmente restringiria a liberdade de expressгo e criaзгo principalmente na primeira fase. Jб a partir da segunda metade da dйcada de 1950, com o gradativo desmoronamento do culto de personalidade e uma maior aproximaзгo aos valores herdados do passado, a cultura contemporвnea comeзou a ter o seu lugar de destaque na cultura do povo armкnio. Assim, nomes mundialmente famosos como o pintor Martiros Sarian, os poetas Hovhannes Shiraz e Paruyr Sevak, o compositor e regente Aram Khatchaturyan, escritores como Derenik Demirjian, Gurguen Mahari, Hratchiб Kochar, Hamo Sahian, Sylva Kaputikian, Vahagn Davtian , artistas como Minas Avetissian, Grigor Khanjian, Hakob Hakiobian, arquitetos como Alexandre Tamanian, Rafael Israelian e muitos outros tornaram-se populares e seus trabalhos louvados e amplamente divulgados nгo sу na Armкnia, como tambйm nos quatro cantos do mundo.
Indubitavelmente, nгo se pode negar que nas sete dйcadas de permanкncia do regime soviйtico (1920-1990), a Armкnia obteve um enorme salto jamais registrado em toda sua existкncia, alcanзando nнveis elevados no desenvolvimento das ciкncias, educaзгo e assistкncia social. O analfabetismo foi erradicado por completo do paнs, com a introduзгo do sistema obrigatуrio e gratuito de ensino primбrio e elementar, extensivo а universidade. Em 1943, foi fundada a Academia Nacional de Ciкncias, com o objetivo de promover pesquisas fundamentais assim como estudos de armenologia (a Armкnia й hoje, reconhecidamente, o centro mundial de armenologia). O Acadкmico Victor Hambartsumyan ganhou fama mundial em astrofнsica. As бreas de fнsica, quнmica, cibernйtica, etc., modernos laboratуrios de P & D (Pesquisa e Desenvolvimento), institutos tecnolуgicos espraiaram ampla luz e conhecimento avanзado, competindo com os mais avanзados centros mundiais.
A IGREJA APOSTУLICA ARMКNIA
A Igreja Armкnia й uma das mais antigas igrejas cristгs no mundo. Como a Armкnia й o paнs onde o cristianismo foi proclamado como religiгo oficial de Estado, em 301, antes de qualquer outro paнs tк-lo realizado, a Igreja Apostуlica Armкnia й considerada "a mais antiga" entre as igrejas-irmгs cristгs. Dentro da Igreja Ecumкnica, a Igreja Apostуlica Armкnia й independente. A Catedral de Santa Etchmiadzin, Sede do Catholicossato de Todos os Armкnios, foi construнda e consagrada em 303, e й o centro espiritual de todos os armкnios.
Devido a circunstвncias sуcio-polнticas ou econфmicas, a Sede do Catholicossato mudou de lugar vбrias vezes para Dvin, Akhtamar, Argina, Ani. Em 1066, o Catholicossato foi transferido para Cilнcia, e permaneceu na capital Sis, atй 1441, quando voltou а Sede de Etchmiadzin, onde permanece atй hoje. O Catholicossato de Cilнcia pemaneceu em Sis mesmo depois da queda do reino armкnio de Cilнcia atй 1930, quando foi transferida para Antelias, no Lнbano, onde permanece atй hoje.
A Igreja Apostуlica Armкnia reconhece os seguintes sacramentos: Batismo, Unзгo dos doentes, Penitкncia, Eucaristia, Ordenaзгo (ordem) Sagrada e Matrimфnio. Batismo й o primeiro sacramento, e quem nгo se batiza nгo compartilha os sacramentos restantes. Nas Festas dedicadas ao Senhor, observam-se as seguintes comemoraзхes dedicadas a Jesus Cristo, а Virgem Maria, а Santa Cruz e а Santa Igreja. Cinco das comemoraзхes sгo consideradas Grandes, a saber: Epifania (Nascimento e Batismo), Pбscoa, Transfiguraзгo, Ascensгo e Exaltaзгo da Santa Cruz. As segundas-feiras que se seguem imediatamente as grandes comemoraзхes sгo dedicadas aos Finados.
O calendбrio da Igreja Armкnia dedica 112 dias para a comemoraзгo de santos. Os aproximadamente 400 santos rememorados pela Igreja Armкnia sгo divididos em trкs grupos: os Santos Bнblicos (patriarcas, apуstolos, evangelistas, etc.); Santos Ecumкnicos (mбrtires, prelados, patriarcas da Igreja e outros, venerados por todas as Igrejas Cristгs) e os Santos Armкnios (aproximadamente 50).
A Igreja Armкnia preserva muitas relнquias, entre as quais destacam-se: a ponta da lanзa que perfurou a costela de Jesus Cristo; a relнquia que simboliza a mгo direita de Gregуio, o Iluminador; uma relнquia da Arca de Noй (todas guardadas na Sede de Etchmiadzin).
O Catholicossato de Todos os Armкnios compreende: o Patriarcado Armкnio de Jerusalйm (estabelecido no sйculo VII); o Patiarcado Armкnio de Constantinopla (estabelecido em 1461) e 36 Sedes Diocesanas (das quais 8 na Repъblica da Armкnia e 1 em Nagorno Karabagh/Artsakh), as demais espalhadas nos paнses da Europa, Amйricas, Бsia, Бfrica e Oceania, onde hб comunidades armкnias.
O Chefe da Igreja Apostуlica Armкnia й o Patriarca Supremo e Catholicуs de Todos os Armкnios, que й eleito por um mandato vitalнcio pelo Conselho Eclesiбstico-Nacional, que se reъne para tal finalidade. O Conselho abrange representantes constituнdos do clero e civis (laicos), devidamente eleitos pelas sedes e comunidades da Igreja Armкnia ao redor do mundo.
Como jб foi mencionado anteriormente, a Igreja Armкnia tem tido um papel fundamental no desenvolvimento da educaзгo e da cultura nacional, assiduamente relacionadas аs atividades da Igreja. Logo, esta Igreja foi e permanece sendo um fator importante da unidade dos armкnios, tanto para o povo da pбtria-mгe Armкnia, como tambйm para todos os armкnios da Diбspora, espalhados pelo quatro cantos do mundo, zelando pela preservaзгo dos valores e tradiзхes nacionais e religiosas da naзгo, razгo pela qual pode se afirmar que a Igreja Apostуlica Armкnia й uma Igreja Universal e Nacional, ao mesmo tempo.
No perнodo pуs-soviйtico e com a liberalizaзгo da profissгo de fй, as comunidades catуlica e evangйlica armкnias puderam desenvolver suas atividades no paнs, onde tambйm existem minorias religiosas de outras йtnicas nacionais, como os curdos, iezides, gregos, judeus, etc. Mais recentemente, observa-se a penetraзгo de novas seitas religiosas o paнs, como os Testemunhas de Jeovб, os Mуrmons e outros.
OS ARMКNIOS NO MUNDO CONTEMPORВNEO
O destino histуrico do povo armкnio tem feito com que, desde os primуrdios da Idade Mйdia os armкnios deixem a sua pбtria em busca de melhores condiзхes de vida mais segura em terras estrangeiras. Os motivos fundamentais para que esse кxodo desse lugar foram a perda do Estado nacional com a ocupaзгo da Armкnia pelas forзas dos conquistadores estrangeiros e a opressгo reinante no paнs, acrescida de perseguiзхes йtnico-religiosas. O raio dessa dispersгo, que aumentou gradativamente, nгo sу chegou а vizinha Geуrgia e Bizвncio, mas tambйm outros paнses, tais como Bulgбria, Crimйia, Polфnia, Hungria, Kiev na Rъssia, Moldova, Ucrвnia, vбrios paнses do Oriente Mйdio, chegando atй a longнnqua Нndia.
Depois da queda do Reino Armкnio de Cilнcia, no final do sйculo XIV, um grande nъmero de armкnios migraram para a ilha de Chipre, e de lб muitos prosseguiram para Itбlia, Franзa e outros paнses da Europa. Assim, na virada do sйculo XVIII existiam coletividades armкnias espalhadas em muitos paнses da Бsia e Europa. Nas localidades onde foram se instalando, eles mantiveram, na medida do possнvel, sua identidade e a religiгo, simultaneamente contribuindo para o desenvolvimento da cultura local, tentando manter seus laзos com a mгe pбtria e ajudar na luta libertatуria do povo pбtrio.
O que concerne а Diбspora Armкnia ou "Spiurk" , como й chamada em armкnio, ela foi formada nas primeiras dйcadas do sйculo XX, como conseqькncia direta do grande Genocнdio que foi planejado e perpetrado pelo governo turco-otomano na Armкnia Ocidental, Cilнcia (dominada pelo Impйrio Otomano), e em muitas regiхes da Turquia, onde existia vasta populaзгo armкnia. De uma populaзгo de dois milhхes e trezentos mil, somente uns oitocentos mil sobreviveram, evadindo-se das hediondas e sistemбticas perseguiзхes e se dispersando pelos quatro cantos mundo, somando-se аs comunidades jб existentes e criando outras novas.
O movimento migratуrio dos armкnios continuou ao redor do mundo nas dйcadas seguintes. Sobressaltos polнticos na segunda metade do sйculo XX nos paнses do Oriente Mйdio, tais como os movimentos nacionalistas no Egito, a prolongada guerra civil no Lнbano, a revoluзгo islвmica no Irг, a guerra Irг-Iraque e ultimamente a guerra do Iraque fizeram com que grande nъmero de armкnios migrassem para os Estados Unidos, Canadб, Austrбlia, paнses da Europa e da Amйrica Latina. Em fins da dйcada de '80 e inнcio de '90, um grande contingente de armкnios radicados no Azerbaijгo refugiaram-se para a Armкnia, Rъssia e outros paнses, apуs os "pogroms" (massacres) perpetrados pelos azerbaijanos contra a populaзгo civil armкnia, especialmente nas cidades de Sumgait e Baku, capital do Azerbaijгo. Nos primeiros anos da dйcada de '90 e depois da proclamaзгo da independia, em 1991, em conseqькncia do desastroso terremoto de 1988 e o bloqueio polнtico-econфmico imposto contra a Repъblica da Armкnia pela Turquia e Azerbaijгo, centenas de milhares de armкnios migraram da Armкnia para os Estados Unidos, Canadб, Europa ocidental, Amйrica Latina e Austrбlia, em busca de melhores condiзхes de vida.
A questгo do nъmero de armкnios espalhados pelo mundo carece uma resposta exata. A ausкncia de informaзхes fidedignas sobre a presenзa dos armкnios em todas as partes do mundo faz-nos estimarmos que existam, hoje, por volta de 8 a 8,5 milhхes de armкnios. Fora da terra natal, onde habitam aproximadamente 3,5 milhхes de armкnios, as maiores comunidades sгo da Federaзгo Russa, mais de 2,2 milhхes, Estados Unidos, com 1,2 milhгo, Geуrgia 450 mil, Franзa 400 mil, Irг 200 mil, Sнria 130 mil, Lнbano 150 mil, Canadб 70 mil, Argentina 100 mil, paнses da Europa (exceto Franзa) 100 a 150 mil, Бsia e Austrбlia aproximadamente 100 mil, Бfrica e paнses do golfo, aproximadamente 100 mil. No Brasil, o nъmero oscila entre 60 a 70 mil.
Em todas as comunidades da Diбspora, os armкnios tкm estabelecido suas Igrejas, escolas, instituiзхes culturais, recreativas, sociais e beneficentes, organizando a vida da comunidade visando preservar sua cultura e lнngua.
Com o restabelecimento do Estado independente da Repъblica da Armкnia, a histуria abre diante dos armкnios uma ъnica janela de inter-relacionamento e oportunidade de reforзar a unidade de toda a naзгo, atravйs da consolidaзгo de suas trкs entidades constituintes: a Repъblica da Armкnia, a Repъblica de Nagorno Karabagh e a Diбspora (Spiurk). A soberania da Repъblica da Armкnia й vista, por todos, como a realidade axial da histуria moderna da naзгo, a justa conclusгo na sua luta de libertaзгo nacional e coexistкncia pacнfica junto а famнlia das naзхes do mundo.